Será que sabemos ou soubemos votar?

Festa para quem já esperava a vitória (manipulada pode-se dizer). Não sei se posso afirmar que quem perdeu (a oposição) está triste no Maranhão, uma vez que a oposição parece não ser oposição. Quando a oposição já esteve apoiando a situação.


Só sei que quem perde somos nós os eleitores, os muitos coagidos como afirma minha amiga Professora Conceição Santos.

Mas de quem é a culpa pro termos representantes com o perfil que nós conhecemos: desumanos, incompetentes, corruptos, ficha mais suja que pau de galinheiro....

Será que não é nossa a culpa? Ainda mais quando uma matéria divulgada pela agência http://www.1cn.com.br/  revela: “De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 31% (1.341.508) dos eleitores maranhenses informaram que não completaram o ensino fundamental, 23,5% (1.019.369) sabem ler e escrever e 14,6% (635.087) são analfabetos. De todos os eleitores do estado, apenas 1% cursaram o ensino superior; 0,7% começou, mas não concluiu a faculdade; 8,6% concluíram o ensino médio e 14,5% não terminaram o ensino médio”.

É triste, mas é pura realidade. Muitos dos que votaram não sabem nem o que esse ato significa para si, para o estado ou para o país.

Comentários