LAGARTAS ATACAM MANGUEZAL EM TUTÓIA

Um fenômeno incomum está acontecendo no manguezal tutoiense. Uma infestação de lagartas está devorando as folhas de uma área de manguezal próxima à ponte sobre o igarapé do Paxicá.


O manguezal fica com uma característica parecida com a de queimada. O solo lamoso e as águas da maré apresentam cor avermelhada devido às fezes das lagartas.

Até agora não se sabe ao certo de onde surgiram as lagartas. Mas, fazendo uma busca na internet descobrimos que um caso similar já ocorreu no Rio em 2008 e no Pará em 1998. Porém, biólogos e especialistas estão, ainda, estudando para ter informações mais apuradas sobre o assunto. Há especulação de que um tipo de lagarta dessas possa ser originário da Ásia, mas como pensa um amigo meu, profissional do ramo da informática em Tutóia, pode ser ação maldosa de algum empresário interessado em empreender nessa área (dada a sua localização na entrada da cidade e que vem, ultimamente, sendo ocupada por comércios), tendo como única alternativa fazer com que o manguezal pereça por si só, uma vez que não se pode ocupar por ser área de preservação permanente de acordo com a legislação ambiental brasileira.

É, no mínimo, estranho, curioso, profético e incomum esse fenômeno. Nunca ouvi e nem vi lagartas devorarem floresta de manguezal (pelos menos na região, não), tendo em vista que esse ecossistema resiste às mais adversas situações.

Parece surgir aí mais um problema ambiental para Tutóia, além da devastação e poluição por lixo, bem como a ocupação em áreas de mangue.

O mangue é berçário de peixes, caranguejos entre outros animais marinhos que se reproduzem ali e também de onde muitas famílias de pescadores da região retiram o sustento e vendem o excedente, no mínimo, deixa pescadores e catadores preocupados.

E, mais, já obtive a informação de que esse mesmo tipo de lagarta já devorou áreas de mangue em uma das ilhas da nossa costa.

Comentários

  1. Olá!

    você já pensou em recolher alguns espécimes e envia-los para classificar? Acredito que o curso de Biologia da UFMA seria um ótimo local onde buscar ajuda. Daí pode-se saber se é uma lagarta "nativa" e o que diminuiu foram os predadores dela (aves) ou foi realmente um "ato criminoso" como acha seu amigo da informática.
    Poxa, já basta o lixo na porta da cidade e agora lagartas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário