Paulino Neves urbanizando

Paulino Neves que até bem pouco tempo apresentava características rurais na região central desse município começa apresentar agora uma configuração diferente em sua paisagem: começa a ter a cara de paisagem urbana.
Isso pode ser evidenciado pela pavimentação asfáltica, por exemplo, que chegou (Ma-315 ligando Tutóia a Paulino Neves). Além da pavimentação, o comércio ambulante surge como mostrado nas imagens abaixo.
Os camelôs começam a montar suas barracas na principal avenida da cidade (Av. Dr. Paulo Ramos), principal centro comercial também da cidade.
O surgimento desse tipo de comércio (informal) evidencia a urbanização da nova cidade que começa a configurar no cenário dos pequenos lençóis maranhenses. Evidencia também a desorganização, característica de muitos centros urbanos do Brasil quando surgiram sem planejamento.
Para uns, é o progresso e crescimento chegando. Para outros, preocupação, enfraquecimento do pequeno comércio local, geração de lixo etc.


Neste outro ponto, veja as fotos de antes (2010) e depois (2011). Para realizar a terraplanagem do terreno, colocar o asfalto, alargar a avenida, muitas árvores tiveram que ser derrubadas. Deixando a área mais exposta a radiação solar e aumentar a sensação térmica para quem trafega e vive do comércio por ali.
Tudo isso vem com o crescimento. Antes para se chegar a Paulino Neves, o antigo povoado Rio Novo pertencente aos municípios de Tutóia e Barreirinhas (o limite era o Rio Novo), somente enfrentando muitos trechos de lama e areia em veículos com tração nas quatro rodas. Hoje, a realidade é outra. Melhoras na estrutura, problemas na urbanização.







Além dessa realidade, há o agravante ao meio ambiente. Na pavimentação asfáltica em alguns pontos enormes feridas ficam no solo (crateras) e em outros a vegetação nativa como palmeiras de buriti, posso citar como exemplo, margeando o Riacho Banguê-Tamancão em Tutóia Velha (fotos abaixo), são degradadas, entre muitos outros.


Comentários