IGREJA MOBILIZA CENTENAS DE JOVENS E REALIZA DNJ 2011 EM PAULINO NEVES

O DNJ começou em 1985 com a comemoração, promovida pela Igreja, do ano internacional da juventude, com temas voltados para o cotidiano do jovem. Cada ano trás um tema. Este ano tem o tema: “Juventude e Protagonismo Feminino: Jovens Mulheres tecendo relações de vida”, que segundo a ideia comentada pelo Padre é “que no mundo como o nosso marcado pelo individualismo e machismo [...] e de exclusão, das relações desiguais em nossos municípios [...], veja a Câmara de Vereadores, temos 9 vereadores e nenhuma vereadora, queremos que o jovem reflita que homem e mulher precisam conviver em espaço com oportunidades iguais”.


O DNJ, 2011, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Católica juntou mais de 20 comunidades de Tutóia e 4 comunidades de Paulino Neves somando mais de 300 jovens entre 14 e 30 anos, comemorando o DNJ – Dia Nacional da Juventude – na mais nova cidade dos Lençóis, aliás não somente o dia, mas três dias com programação variada pra juventude. E a expectativa é que 800 jovens venham a Paulino Neves até domingo. Começou na sexta e termina no domingo à noite. A galera está distribuída em várias residências dos paulinevenses e concentrada em Escola Municipal para as atividades.

A comemoração começou na sexta feira, com uma caminhada pela avenida Dr. Paulo Ramos até a Igreja São João Batista.

No sábado, trabalhando oficinas pela manhã, entre as quais: Meio ambiente: vida no Planeta, mediado pelo professor Bernardo Pedro; Política Eleitoral, com o funcionário público e ex-vereador de Araioses, Antonio José; Protagonismo Feminino, com a professora Verônica Damasceno; e História da PJ- Pastoral da Juventude, mediado pelo Padre Isaque marques [Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição]. À tarde, futebol. À noite [sábado], gincana e vigília bíblica.

O padre chamou, essa parte, de momento no travesseiro, de reflexão e oração, e os temas de aborto, sexualidade fora do casamento, vídeos etc. E no domingo, missão com jovens espalhados pelos vários bairros da cidade onde estes vão fazer visitas de missão [informação do Evangelho] e encerra com show católico, à noite.

À frente da coordenação do evento estão o Padre Isaque, Janaína Marques e Raimundo Monteiro de Tutóia, e Dão e Beto de Paulino Neves.

E já que o tema principal trata do protoganismo da mulher pegamos o depoimento de duas jovens, uma de Paulino Neves e outra de Tutóia.

Para a jovem Natália Silva de Paulino Neves, 18ª anos, “é importante porque a gente aprende muitas coisas, além do que a gente já sabe e renova a nossa fé, amar cada vez mais Jesus, e no irmão, isso é muito bom”.

E para jovem Ariana de Bom Gosto-Tutóia, 17 anos, a importância está em “conhecer novas pessoas e sobre assuntos variados [...], e renova nossa fé”.

Natália Silva de Paulino Neves, 18ª anos, [à direita de branco]

Verônica Damasceno

Dão [de azul] e Beto [de branco]

Antônio José, Araioses

Bernardo Pedro

Jovem direcionando perguntas ao palestrantes

Juventude na PALESTRA


Janaína Maraues, no discurso e Monteiro atrás de amarelo, coordenadores


[De azul] Ariana, 17, de Tutóia

oficinas

fotos: Elivaldo Ramos

Comentários

  1. Boa reportagem, repórter Elivaldo, espero que os jovens tenham aproveitado realmente os assuntos das oficinas e tenham se reencontrado na fé.

    ResponderExcluir
  2. Nossa missão foi despertar nos jovens a reflexão de ser JOVEM CRISTÃO, sem drogas, vandalismos, intrigas etc... A PJ juntamente com a Paroquia N. Srª. da Conceição e Paulino Neves, se empenharam nesta missão, foram três dias de missões e graças a Deus, bem sucedida.
    Até 2012 com mais um DNJ!
    Marcos Soares - membro da organização.

    ResponderExcluir

Postar um comentário