Centenas de professores tomaram as principais ruas e avenidas de Tutóia em reivindicação de salários [bônus]


Na manhã desta sexta feira [13], professores e servidores públicos municipais realizaram passeata em reivindicação de direitos :  Os professores lutam por adequação do Piso Salarial Nacional para a categoria, atualização do Plano de Cargos e Salários, aplicação dos 60% do FUNDEB – Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica, entre outras reivindicações.

O movimento partiu da sede do Sindicato dos Servidores, tomou as principais ruas e avenidas da cidade. A primeira parada aconteceu em frente ao Fórum e as demais, no Ministério Público Estadual, na Prefeitura e na Secretaria de Educação. A cada parada os manifestantes entoavam o Hino Nacional e proferiam discursos em favor dos direitos da classe e da Educação de Tutóia, como merenda escolar, bônus salarial com as sobras do Fundeb, de 2009, 2010 e 2011.
Muitos outros segmentos sociais de Tutóia aderiram ao movimento como CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tutóia, SINTRAF- Sindicato da Agricultura Familiar, além de civis.
A Polícia Militar e Guarda Municipal foram notificadas e garantiram a orientação do trânsito, inclusive, realizando desvios.
Para os líderes do movimento o resultado é positivo, uma vez que estes afirmam estar sendo lesados nos seus direitos salariais. O motivo principal da manifestação se sustenta na luta pelos direitos preconizados nas Leis do Piso, LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008, e Lei do FUNDEBE, LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007.

Tentamos ouvir da Secretaria uma opinião, mas ninguém quis falar. Conversamos ainda com o advogado da Educação de Tutóia, mas este não quis dar entrevista, falou informalmente que o município [no caso a Secretaria de Educação] não havia sido notificado, oficialmente, da manifestação.

Fotos. Clique nas fotos para ampliar.





























Comentários

  1. Engraçado, nos notificaram para saber se queriamos salário digno ou simplismente sobras mal repartidas,como foi dito da reunião com o excelentissimo se pagar salário atualizado não tem bonus mais tem migalhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário