Povoamento desordenado avança em Tutóia


Hoje pela manhã visitei uma nova área de crescimento populacional [desordenado] de Tutóia: área do Bom Gosto.
Ao andar, cedinho, pelas ruas recém-abertas pelos novos moradores fui percebendo a falta de planejamento no traçado das ruas: mais largas em um ponto e mais estreitas em outro.
A esperança, segundo um morador que conversei, é que abrindo as ruas, mesmo na força do braço, a energia chegue até lá. Pois, água, ainda que insuficiente, já é fornecida desde o final do ano passado e vem de um poço público próximo, liberada de manhã cedo e à tardinha.
O recente morador da área - podemos dizer invadida – afirma: as terras foram doadas pelo prefeito à pessoas de vários perfis socioeconômicos e de várias áreas do município, desde a sede como longínquos povoados [Santaninha é um exemplo].
Se os meus caros leitores permitem-me fazer uma breve análise, diria: há um erro por parte do gestor em doar as terras. Primeiro, porque a área é doada sem nenhum cadastro, imagino. Segundo, por não haver um plano que oriente a demarcação de ruas e de loteamento.
Não há padronização dos lotes. Há terrenos de 15m x 30m; de 8m x 20m. E terrenos bem maiores e/ou bem menores que essa metragem descrita.
Se houvesse um plano de assentamento dos moradores e que a doação fosse para pessoas sem teto, justificaria a ação do governo municipal. Mas como, de acordo com o morador, não há. E os muitos que recebem são adolescentes e mesmo outras pessoas que recebem mais de um lote e algum tempo depois fazem a venda.
O blog ligou várias vezes para o telefone (99) 3635-1667, disponibilizado  no site do município: http://www.tutoia.ma.gov.br/2011/7/20/secretarias-36.htm, para esclarecimentos, mas não fui atendido.

OUTRAS FOTOS, mostrando como o povoamento já se efetiva.








Comentários