MULTINACIONAL PÕE SOBRAL NA LIDERANÇA DAS EXPORTAÇÕES CEARENSES‏


Do blog do YuriGomes
 O ano de 2012 começou com a Grendene crescendo nas exportações em mais de 40% em relação a janeiro de 2011. Nos últimos anos, a empresa vem buscando no exterior mercados de produtos de maior valor agregado, competindo principalmente com atributos marca, design e qualidade, uma vez que o quesito preço é dominado pela produção asiática.

Segundo a pesquisa Enfoque Econômico nº 22, elaborada pelo Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), com base em dados do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), a cidade de Sobral comercializou em janeiro de 2012, US$ 29,3 milhões em mercadorias para outros países, superando 24% das vendas internacionais do Ceará, seguida por Maracanaú, com participação de 11,45%.

Esta é a segunda vez que Sobral lidera as exportações cearenses no mês de janeiro. A primeira vez foi em 2009 e agora em 2012. Em todas as vezes os principais produtos exportados foram os calçados produzidos pela Grendene S/A. Em janeiro deste ano, a Grendene foi responsável por 99% de tudo que a cidade exportou, tendo destaque o calçado das linhas Rider e Ipanema.

Os calçados fabricados pela Grendene são excelentes para o uso no verão, por isso o mercado interno ainda é o principal responsável pelo maior volume vendido pela Companhia, ou seja, uma participação de 71,7% das vendas. Ainda assim, a Grendene mantém também a liderança nacional nas exportações de calçados pelo nono ano consecutivo, alcançando a fatia de 37,6% do total exportado pelo Brasil em 2011.

A maior unidade da Grendene encontra-se em Sobral, sua matriz, responsável pela maior parte da produção da Companhia que tem fábricas também em Fortaleza, Crato, Teixeira de Freitas-BA e Farroupilha-RS. Além da produção de calçados, a Grendene fabrica suas próprias matrizes em Carlos Barbosa-RS. Todas as empresas do grupo estão em território nacional.

Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq
fonte: Blog Notícias de Coreaú

Comentários