Câmara de Vereadores de Tutóia muda dia de sessão e não apresenta nada de novo pra nova legislatura





Os trabalhos da legislatura tutoiense 2013-2016 tem seu início marcado por proposição de 1 projeto e requerimentos feitos por 3 vereadores, na sessão desta segunda (26) a noite, primeira sessão ordinária, com discussões feitas por poucos (com destaque para os de oposição Zé Orlando e Cristian Noronha) e muitos calados (da base aliada do governo).

A Câmara, apesar da ampliação do número de vereadores (passando de 9 para 13), não mudou nada: o sistema de som é precário e deficiente, a estrutura física da Casa não atende a demanda que se propõe a assistir às sessões, como na noite de ontem que contava com um número significativo de trabalhadores rurais e representantes de associações do munícipio presentes para acompanhar a proposta do projeto de lei assinado pelos vereadores Cristian Noronha e Zé Orlando onde prevê que se destine 3% do FPM para um fundo de ajuda aos trabalhadores rurais e que segundo Cristian deve "ser administrado por uma comissão composta pelo executivo, legislativo e os trabalhadores (...) o objetivo é a aquisição de insumos e máquinas para ajudar os trabalhadores rurais". Para Zé Orlando "é uma forma de legalizar a garantia do direito ao trabalhador rural, aos pescadores e aos pastoris".

Se compararmos com a nossa vizinha Paulino Neves, a Câmara de lá tem um microfone por vereador, um sistema de som bom, e um espaço maior na galeria.

Indagamos sobre ampliação da Casa, o Presidente Alexandre Baquil (sobrinho do prefeito) nos falou que há apenas o pensamento de ampliação, mas não adiantou datas, prazos, licitação.

Presentes:
Todos os 13 vereadores (9 novos e 4 reeleitos)

A pauta do dia:

Votação das comissões
Proposição do projeto citado

Discussões na sessão
Iniciou-se às 18:55h e encerrou às 22:20h.
Apenas os vereadores Nilson, Zé Orlando, Binha, Cristian e Paulinho usaram o espaço para fala, os outros participaram apenas da votação das comissões. Será que vamos ter uma Câmara calada ao longo dessa legislatura, com exceção das discussões encabeçadas pela oposição de quase um homem só (ou dois)?

Paulo Roberto apresentou requerimento verbal de nomeação e numeração de ruas da cidade para votar na próxima sessão.

Zé Orlando propôs a realização de duas sessões pela Casa, mas sete se opuseram a essa proposta. Ficando apenas votado a mudança de dia e de horário das sessões: muda de segunda às 18:30h (preconizado no art. 103 do Regimento Interno da Casa) para às quartas-feiras às 15:00h.

Será que os vereadores que se opuseram a essa proposta (de Zé Orlando) entendem dois dias de sessões como sendo muito pra eles?

Houveram ainda discussões com um nível avançado entre o presidente da Câmara e Zé Orlando que a nosso ver muitos vereadores ficaram "voando" nessa discussão.

A Comissão de Esporte, Saúde e Educação tem a professora Maria do Carmo como presidente, BINHA como relator e Cristian Noronha como Membro. No entanto, a titular dessa Comissão, a professora Maria do Carmo não apresentou nenhum projeto ou discussão a respeito da área. Mas estamos aguardando as próximas sessões e acreditamos que ela deva colocar algum, afinal é a primeira vez que uma professora com conhecimento aprofundado da área vai à Câmara de Vereadores.

ENILSON, colocou para pauta da próxima sessão discutir o projeto de lei que cria o PROCON municipal que já foi aprovado na legislatura passada: se foi sancionado ou vetado pelo prefeito.

E finalizando Zé Orlando requereu a regularização imediata da iluminação pública em todo o município. Que é deficiente.







Comentários