Vereadores negam requerimento de Zé Orlando (que a nosso ver interessam mais ao povo do que muitos imaginam)

É bom que se diga que este blog não faz política a ninguém, é apenas instrumento de informação à população!


Na última sessão (quarta feira passada) da Câmara Municipal de Tutóia o vereador de oposição Zé Orlando teve dois requerimentos negados pelos seus pares.
O objeto dos requerimentos: o primeiro pedia que a Câmara Municipal de Tutóia pedisse posições sobre o Convênio de 3 milhões de reais firmado com a Funasa e a prefeitura de Tutóia que deveria ter colocado água em Tutóia até a metade do ano passado (nº 627756, que se encontra inadimplente, acesse completo aqui: http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=627756&TipoConsulta=0) O pedido foi negado sob a alegação, nas palavras do presidente Alexandre José Neves Baquil e após votação em plenária de 6 votos a 3, de que a Câmara não poderia interferir nas decisões do Tribunal de Contas do Estado, órgão responsável pelo parecer sobre o andamento do Convênio.
Ficou assim a votação
A favor: Zé Orlando, Cristian Noronha e Antonio Chico (este vereador de oposição, que fez um discurso que surpreendeu a todos quando surpreendeu até os vereadores da situação, ao fazer um discurso que soou como emocionado dizendo que tava "mais que na hora de Tutóia ter água" e que não poderia votar contra porque estaria votando contra o povo).
Contra: Binha, Paulinho, Gean da Seriema, Zé de Mar, Rafael do São Bento e Maria do Carmo
Abstenção: Pedro Agripino
Faltantes a sessão: Elias do Chico Elias e Nilson Santos
O segundo diz respeito a petição de análise, pelo vereador, das prestações do CONTAS do governo Diringa referente aos anos de 2009, 2010 e 2011. Novamente os vereadores votaram contra sob a alegação de que há muitas prestações a serem analisadas pela Câmara, inclusive de prefeitos que já faleceram.
Os vereadores reforçaram que deve se seguir a cronologia e julgar primeiros as anteriores para se chegar a atual administração.
Os vereadores podem ter sua alegação, mas nós entendemos que do ponto de vista legal e do conhecimento da população a decisão da Câmara é arbitrária e fere o direito do cidadão de ter informação da gestão pública.
Até parece que os vereadores querem esconder algo do povo referente à gestão do prefeito Diringa.

Comentários