Associação de Moradores do Comum faz reunião com sócios e não sócios na manhã deste sábado






Diretoria e Convidados
Os Associados da Associação dos Moradores do Comum, aproximadamente 60 pessoas, entre sócios e não sócios, reuniu-se na manhã deste sábado (25) com os representantes do Sindicato Rural de Tutóia, Pedro Costa-presidente, representante da Gleba Santa Clara-Comum, Chiquinho Conceição-presidente, Carmem Ramos, Fórum da Sociedade Civil entre outros para discutir regularização de terras, contribuição dos sócios e outros assuntos.
Foi discutido pelo presidente do Sindicato que as terras que muitos tem a posse são do Estado. E precisam ser regularizadas.
Mas há uma divergência entre o que determina o Decreto que regulamenta as Terras do Estado (que diz que as terras do Bairro Comum, por exemplo, são do Estado e integram a zona Rural) e a lei que redefine a área urbana de Tutóia publicado diário Oficial do Estado em 17de fevereiro deste ano que determina que passa a integrar a zona urbana de Tutóia os povoados como Alto Alegre, Tutóia Velha, Bom Gosto, e Barro Duro, além de outros.
Parece que num futuro próximo deve haver confusão entre moradores, Estado e município com relação a posse e regularização de terras nessa área que parece já ser uma área de conflito. Digo de conflito, pois, muita gente, inclusive de algumas das muitas associações que existem na área está vendendo terras, ou seja, vendendo posse, pois não tem o título da TERRA que é dado pelo Estado.
Sócios Presentes
Carmem (Forum), Pedro Costo (Presidente STTR) e Chiquinho (presidente Ass. Gleba Santa Clara Comum)

Comentários