Programa dos EUA, em teoria, também poderia monitorar brasileiros

sex, 07/06/13
por Altieres Rohr |
categoria Notícias

Os jornais “The Guardian” e “The Washington Post” revelaram a existência de duas iniciativas secretas da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) e do FBI: o Prism e o Blarney. O que as publicações dizem sobre o monitoramento parece confirmar algumas teorias de conspiração: como o mundo inteiro utiliza serviços de internet norte-americanos, todos nós podemos ser vigiados.
Embora o “The Guardian” seja britânico, o autor da reportagem, Glenn Greenwald, é norte-americano, assim como o “The Washington Post”. A principal preocupação deles está nas ações do governo contra cidadãos de lá. O detalhe de que a única coisa que um agente de inteligência precisa provar sobre um possível alvo do monitoramento – que ele é estrangeiro – é de pouca relevância. Mas atinge todos os demais habitantes do mundo, inclusive brasileiros.
Foi assim que oficiais de inteligência tentaram acalmar o público norte-americano quando confirmaram a existência do monitoramento: “ele foi autorizado por um tribunal que lida com inteligência estrangeira e não pode ser usado para coletar dados de norte-americanos”. Qualquer informação sobre um cidadão norte-americano seria capturada apenas como parte do contexto dos dados estrangeiros.


Comentários