Senhor prefeito e vereadores de Tutóia: água é questão de saúde pública. E grave.



Senhor prefeito de Tutóia, Vereadores e Secretários:
Os senhores devem, com seus familiares, beber água mineral. E o nosso povo tutoiense em sua esmagadora maioria não dispõe de recurso suficiente para beber água mineral. E não dispõe nem mesmo da “torneiral”.
Então. Será pedir demais que se coloque água potável nessa cidade? Será que já não veio dinheiro suficiente pra isso? E o sentimento de humanidade, de respeito dos senhores, cadê?
Já ouvi em praça pública visitantes de outros estados lamentarem e criticarem a falta de água em Tutóia. Que adoeceram ao beber de nossa água sem tratamento e insuficiente.
No fim de semana passado ouvi de um chefe de família no Bairro Barra que ele gasta R$ 2,50 por cada garrafão de água levado de um poço do Bairro Comum (que também não tem tratamento adequado, e é coletado e transportado também de forma inadequadas).
E já ouvi antes pessoas que também compram dessa água, mas o fazem uma ou duas vezes por semana, pois segundo eles não dispõem de recurso suficiente para comprar o necessário: um galão por dia pra uma família média de 6 pessoas (o salário deles é menor, pelo menos, 10 a 15 vezes que o do prefeito e do vice).
Ouvi também em uma Conferência que aconteceu no final de maio deste ano o Senhor Prefeito dizendo que a água não tardaria chegar a Tutóia. Cadê? Já se foram dois meses. E olha que já tem pelo menos 15 anos que Tutóia não dispõe de água encanada (rede de abastecimento).
No ano de 2011 fiz uma matéria aqui sobre a situação da estação de tratamento e voltando quase dois anos depois a vejo quase do mesmo jeito. Parte dos tubos, por onde devem correr a água captada do Rio Bom Gosto (que suspeito não ter vazão suficiente para abastecer a cidade e seus bairros), apenas foi repintado. Veja matéria aqui todas as matérias que já publiquei sobre a falta de água em Tutóia: http://elivaldoramos.blogspot.com.br/2012/01/agua-em-tutoia-parece-que-vai-demorar.html;
http://elivaldoramos.blogspot.com.br/2013/04/agua-em-tutoia-vai-demorar.html;
http://elivaldoramos.blogspot.com.br/2011/09/tutoia-uma-cidade-sem-agua.html

Isso aqui não se trata de oposição política, mas de falar por milhares de Tutoienses que não podem ser ouvidos pelos senhores. Se eu percebesse que haveria de fato possibilidade de a água chegar as residências até setembro deste ano (último prazo da vigência da última liberação do recurso de 5 milhões de reais), confesso que elogiaria, mas, sinceramente não vejo, haja vista que os recursos que foram destinados não foram prestados conta. Tutóia nesse convênio está inadimplente.

E o que me dizem senhores?

Comentários