Tutóia: 336 de 345 casais tutoienses participaram de cerimonial para oficializar união em Casamento Comunitário

Ontem (18) numa cerimônia presidida pelo Juiz da Comarca de Tutóia Dr. Rodrigo Otávio Terças no Club Aliança Shows no Bairro Paxicá –Tutóia, 336 dos 345 casais que oficializaram o matrimônio, compareceram ao cerimonial para ratificar a união que já existe, pois já convivem juntos há anos. E outros poucos casais oficializaram o primeiro matrimônio.

O primeiro foi o casal mais idoso, abrindo o cerimonial foi o Sr. Zilmar Gomes Silva, 71 anos e D. Deusinete Rocha, 63 anos, que já convivem juntos há 50 anos, feito pela Juiza Dra. Stela Muniz e o Corregedor Geral de Justiça do Ma, Desembargador Cleones Carvalho Cunha (entrega da certidão).
O segundo foi o casal mais novo, Gleidson Ferreira, 20 anos e Islaine Sampaio, 16 anos, feito pelo Juiz Dr. Marcio Costa e o prefeito Diringa Baquil (entrega da certidão).

Depois foram os casais servidores da Comarca de Tutóia, Luiza e Pedro, feito pelo Juiz Dr. Rodrigo Terças e o Pres. Da Câmara de Tutóia, Alexandre Baquil (entrega da certidão). E o analista judiciário Alexandre Portela Cardoso e Marina Oliveira Fontinele. E também, os pais da dama de honra, Maria Clara, que acompanhou os casais no cerimonial.
E por último dez juízes e juízas realizaram os casamentos dos 336 casais presentes.
Dez magistrados, além do Juiz da Comarca de Tutóia, realizaram o Casamento Comunitário, a saber: André Bezerra Ewerton Martins (São Bernardo), Elaile Silva Carvalho (Penalva), Artur Gustavo do Nascimento (Barreirinhas), Clecia Pereira Monteiro (Monção), Celso Serafim Junior, Carlos Eduardo de Sousa (Santo Antonio dos Lopes), Marcela Santana Lobo (Morros) e juízes que já laboraram aqui em Tutóia: Dra. Stela Pereira Muniz (São Luis) em Tutóia de 1997 a 2004; e Dr. Marcio José do Carmo Costa (São José de Ribamar) em Tutóia de 2002 a 2011.

Entre os oradores do cerimonial fizeram uso da fala o Padre Jean (pároco de Tutóia), o Pastor Jerniel Silva (Assembleia de Deus) e o Desembargador Cleones Cunha.
Para o Padre Jean “o casamento é a valorização da pessoa, do amor e do casal”. O Pastor Jerniel em sua fala disse que “quando a gente ama também será amado. Casais que não se respeitam não continuam juntos”.

O juiz em entrevista ao blog classificou esse momento como “um exercício da cidadania e compromisso do judiciário com seus jurisdicionados, além do reconhecimento da união de fato já existente entre muitos dos casais que se encontram aqui presentes” afirmou Otávio Terças.
No encerramento agradeceu as lojas e empresários patrocinadores, aos seus pares juízes, às autoridades e aos casais e presentes e aos servidores da Comarca de Tutóia que organizaram o evento.

Houve ainda sorteio de vários brindes: geladeira, rack entre outros. O primeiro casal sorteado com uma geladeira foi Raimundo Mezeses Oliveira, 69 anos e Maria do Carmo Alves Medeiros, 55 anos, residentes no Bairro Monte Castelo.
Na solenidade ainda foram concedidos títulos de Cidadão Tutoiense e Moção Honrosa:

Cidadão Tutoiense: Dr. Marcio José do Carmo Costa (São José de Ribamar) em Tutóia de 2002 a 2011.
Cidadão Tutoiense: Desembargador José Bernardo Silva, que laborou em Tutóia como juiz de 1983 a 1986.

Moção Honrosa: Dr. Rodrigo Otávio Terças (atual juiz de Tutóia)
Moção Honrosa: Dr. Wescley Pereira (atual Promotor Público de Tutóia)


Casal sorteado com a geladeira entre o Desembargador Cunha e o Juiz Rodrigo Terças

Analista Judiciário Tutóia Alexandre e sua esposa com o Juiz Terças


Juízes realizando casamento



Euvla, representante do Vereador Zé Orlando ausente no cerimonial


Pais da Dama de Honra Maria Clara





Casal mais novo: Gleidson Ferreira, 20 anos e Islaine Sampaio, 16 anos, casados por Dr. Marcio e certidão entregue pelo prefeito Diringa

Casal mais novo

Casal mais idoso com, casados pela Dra. Stela Muniz e o  Desembargador Cunha

Exemplo de história a dois: Casal mais idoso, 50 anos de convivência. Zilmar Silva, 71 anos e Deusinete Rocha, 63 anos.

Pastor Jerniel (Assembleia)

Brindes

Aliança Shows com mais de 2500 pessoas

Padre Jean (pároco de Tutóia) no discurso de benção dos casais

Magistrados presentes

Corregedor Geral de Justiça do Ma, Desembargador Cleones Carvalho Cunha

Tapete vermelho para os nubentes (noivos) 

Curiosidade: Em  14 de janeiro de 1890 aconteceu em Uberlândia, Minas Gerais  o casamento civil de  José Teixeira  de Sant’Anna (o Zeca Teixeira)  e  Francisca Augusta Teixeira (a Dona Chiquinha) realizado no salão da Câmara Municipal pelo  Juiz  de Paz  substituto, José  da Silva Diniz  e  registrado em  Cartório pelo escrivão, Modesto Mendes  dos Santos, no livro nº 01, folhas 36v, sob o nº 76.

Este foi  o primeiro  casamento  civil  da historia  do Brasil, resultado de uma  decisão judicial.

Dez  dias  depois, quando o casal  já  estava  em lua  de mel, o Presidente  da Republica, Marechal Deodoro da Fonseca assinou  o decreto nº 181 de 24 de janeiro de 1890 de autoria de Ruy Barbosa, instituindo o casamento civil e marcando o  dia 24 de maio  de 1890 para o inicio da  sua  execução.

Comentários