Tutóia: Igreja Católica divulga Relatório Setorial/Comum

RELATÓRIO DO RETIRO SETORIAL EM 19/07/2013 - Setor Comum Paróquia de Tutoia

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TUTOIA/PAULINO NEVES

COORDENAÇÃO SETORIAL – SETOR COMUM

RELATÓRIO DO RETIRO SETORIAL EM 19/07/2013

TEMA: COMUNIDADES EM MISSÃO

“Vejam como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos”

(Salmo 133 (132) vs. 1)

No dia 19 de julho de 2013 reunimo-nos em retiro com os objetivos de nos preparar e programarmos nossas atividades (do setor comum) para o segundo semestre.

As comunidades que estavam presentes no encontro foram as seguintes: São Sebastião, Santa Rita e Santo Antônio (Porto de Areia), São Miguel e São Camilo (Lagoa Grande), São Judas Tadeu (Comum), São Paulo Apóstolo (Paxicá) e São Camilo de Lelis (Taboal). Tivemos as ausências das comunidades de São Francisco (Bom Gosto) e Frei Galvão (Lagoa Grande). As comunidades dos povoados Bezerro e Estiva por falta de coordenação local não foram informadas.

O encontro teve como início a bênção dos alimentos e um café da manhã compartilhado. Em seguida tivemos um momento celebrativo dirigido pelo nosso Pároco Pe. Jean Carlos que em seguida dirigiu o estudo sobre as Santas Missões Populares. Às 10 da manhã tivemos uma pausa para o lanche. Dando prosseguimento, continuamos na segunda parte do estudo onde foi destacado pelo Padre as cinco etapas para uma vida missionária:

1.    Encontro com Jesus;

2.    Conversão;

3.    O discipulado;

·         Catequese permanente;

·         Vida sacramental.

4.    Comunhão;

·         Não existe comunhão fora da comunidade.

5.    Missão;

·         Compartilhar a alegria do envio do Senhor.

De todos esses pontos o Padre levantou questionamentos e demonstrações da prática na vida real inclusive dando o seu testemunho no chamado para a vida sacerdotal. Esse primeiro momento da manhã foi de fato muito proveitoso do ponto de vista dos ensinamentos que tivemos, da partilha das experiências dos irmãos e da união demonstrada pelos membros do setor comum. O padre destacou também algumas atividades que devem ser realizadas pelas comunidades do setor como: O levantamento histórico da comunidade religiosa principalmente, Como será organizada e preparada as Santas Missões Populares em comunidade e o estudo do evangelho de Lucas nas comunidades. O Padre finalizou agradecendo os trabalhos e as iniciativas que os leigos do setor e de toda a Paróquia tem feito para melhorar a situação religiosa em suas localidades uma vez que ele (o Padre) não tem condições de atender a todas essas comunidades e elogiou a iniciativa do setor comum em articular momentos como esses para o seu próprio fortalecimento e espera que outros setores possam trilhar caminhos como esse.

Pausa para o almoço e recreação...

Na parte da tarde a partir das 14:30, voltamos a nos reunir para definirmos algumas atividades e organizar mais ainda  o nosso setor. A primeira questão lançada foi referente à continuidade dos encontros entre as comunidades do setor aonde decidimos dividir as comunidades em polos para a realização das celebrações que serão feitas de dois e dois meses entre os polos a seguir:

1º Polo - Bom Gosto, Estiva e Bezerro.

2º Polo - Porto de Areia, Santa Rita e Massaranduba.

3º Polo - Comum e Lagoa Grande (São Miguel).

4º Polo - Lagoa Grande (São Camilo e Frei Galvão).

5º Polo - Paxicá e Taboal.

            A primeira atividade a ser realizada será a missão na Localidade Estiva no dia 31 de Agosto de 2013 pela manhã e encerramento com a missa à tarde em local e hora a ser definida. O primeiro encontro a ser realidade entre as comunidades do setor comum será no dia 22 de Setembro de 2013 que também será sorteada no dia da missão na Estiva.

Outra questão colocada foi a realização das Missões no setor. Decidimos que as comunidades do setor se organizarão para realizar essas Missões por comunidades e que será ainda determinada pela coordenação do setor e enviada a todas as comunidades.

            Sobre o Evangelho de Lucas todos os coordenadores presentes colocaram que os estudos serão feitos nas comunidades onde a maioria delas realizará nas casas dos irmãos principalmente no mês de setembro que também será o mês da Bíblia.

            Na ultima questão para definição foi colocado a necessidade de ter um representante de cada comunidade para integrar a coordenação do setor sendo que era coordenado por apenas três pessoas. Rapidamente foi escolhidos os novos coordenadores das comunidades presentes. Então o conselho ficou:

1.    Paxicá – Clemilsom

2.    Comum – Carmem

3.    Porto de Areia – Paulo Rogério

4.    Santa Rita – Carlos Filho

5.    Santo Antonio – Claudenia

6.    Lagoa Grande – Fábio (São Miguel Arcanjo)

7.    Lagoa Grande – Maria Antonia (São Camilo)

8.    Taboal – Maria dos Santos

9.    Bom Gosto
10.  Lagoa Grande – Frei Galvão            .
11.  Bezerro
12.  Estiva

Decidimos também que em função da Romaria da Juventude que acontecerá em Agosto não realizaremos este ano o dia da Juventude do setor ficando para o próximo ano. Em fim, decidimos criar um blog para divulgar todas as ações das comunidades do setor comum sendo que cada comunidade deverá coletar o seu material (noticiários, fotos, textos, vídeos e etc) e enviar ao Joegue(Coordenador da comunidade São Judas Tadeu – Comum) que ficou responsável por essa tarefa.

Para finalizar ouvimos os informes das comunidades e encerramos com um momento de oração e com as bênçãos finais.

A COORDENAÇÃO

Clemilsom      Carmem Ramos        Paulo Rogério              








 


 



Fonte; blog dito na lata do prof Paulo Rogério 

Comentários