Câmara volta a discutir a implantação do parque eólico e ponte de Paulino Neves

Sobre a energia eólica, o vereador Amadeu disse querer que “cheguemos a uma conclusão e que seja benéfico para todos”.

Os vereadores discutiram também a realização de mais uma Audiência Pública que ficou agendada para o próximo dia 18 às 17: 00h no Salão Raimundo Lídio em Paulino Neves.

O vereador Edmar ao indagar o vereador Lusinho teve a resposta de que já há um contrato com algumas associações fecharam um contrato com a empresa eólica para arrendamento de terras por um período inicial de 32 anos.

Falas em Plenário

Amadeu – líder do governo afirmou que há uma parte da madeira aqui pra iniciar as obras de recuperação da ponte atual, mas que o prefeito deve, na próxima semana, viajar para receber mais doação de madeira com a mesma finalidade.

Os vereadores Amadeu e Edmar ressaltaram também que a nova ponte não será construída rapidamente, pois depende de várias licenças: IBAMA, Marinha, processo licitatório e outras e que a construção é de competência do Estado, mas a prefeitura já pediu ao Estado agilidade. E destacou que há necessidade urgente de resolver o problema da ponte atual.

Comentário: Sobre os acidentes na atual ponte um professor me relatou que caiu junto com sua moto no Rio Novo após o veículo ter tropeçado em tábua solta na ponta. Ele contou ainda que perdeu um celular, teve escoriações no corpo, e além do susto, gastos com a moto. 
Disse ainda que registrou uma ocorrência e que uma senhora, um rapaz com necessidades especiais, uma ex-aluna sua, e anônimos me disseram que na manhã de hoje foi um desespero para um grupo de crianças que se depararam com um grupo de bois e acabaram por correr sobre a ponte sem proteção correndo sério risco de cair.

A ponte atual apresenta risco aos traseuntes. Mas há a notícia re recuperá-la o mais rápido possível.

Não há como negar que ele precisa, urgentemente, de reparo. É visível.
Antes, aproximadamente 2010, 2011

Atual, 2013. O professor caiu exatamente no ponto que está cedendo, quando desequilibrou sua moto e sem a proteção lateral não teve jeito.

Extras:
Disse que foi abordado por civis e alegaram a ele que a “nossa cidade não tem lei” se referindo a motos com descarga kadrom e outros acontecimentos. O vereador ressaltou que há lei, o problema é que não é cumprida.

O vereador Edmar chegou a dizer que a Polícia ficou sem viatura e cobra do município e alega não poder fazer rondas na cidade. Mas o vereador Amadeu rebateu ao dizer que a falta de transporte não justifica o não trabalho da Polícia.


O presidente da Casa chegou a firmar que a Polícia aqui nunca se empenhou em fiscalizar o tráfico e consumo de drogas no município. Esse assunto foi muito discutido por muitos dos vereadores na plenária de hoje.

Vereador Aldeks sugeriu reunião nos povoados para “ouvir a opinião do povo”. O presidente da Casa disse que se trata de uma promessa de campanha e que irá fazer um calendário para essas reuniões.

Toda essa discussão foi levantada pelo fato de vereadores terem feito questionamentos sobre a precariedade e também acidentes ocorridos nessa ponte há pelo menos três semanas.

Conversei também com um presidente de Associação local e ele redigiu a seguinte nota sobre a energia eólica:

Energia Eólica em Paulino Neves

A nossa entidade ACORDEN (Associação dos Pequenos Criadores) também tem como foco defender a natureza e lutar para preservar e defender as belezas naturais do nosso município. Mas, visualiza também, pelo progresso, pelo desenvolvimento, pela oportunidade de renda e trabalho social. A beleza natural se tornará, mais bela e terá mais sentido, se estiver agregada a um valor em prol do ser humano, foi para isso que Deus a deixou.

O projeto de energia eólica, na sua fase inicial de implantação oferecerá mais oportunidades de emprego, reduzindo no seu período operacional, isso acontece com todo e qualquer grande empreendimento. Mas além dos empregos diretos, gerará uma grande demanda de empregos indiretos, pois novos empreendimentos virão e prestadores de serviços se instalarão tais como: restaurantes, comércio, pousadas, aluguel de casas e pontos comerciais, mais transportes e mais turismo. 

Tomando como exemplo o Ceará que acreditando em ideias inovadoras e empreendedoras, hoje está entre os maiores Índices de Desenvolvimento Econômico do país, nem por isso, perdeu o seu potencial de turismo, tem uma grande extensão de litoral e quase toda ela está repleta de parques eólicos, inclusive em áreas de dunas, e pelo que se sabe é uma atração turística a mais. 

Enquanto isso, o Maranhão disputa a segunda pior colocação no (IDH) brasileiro, talvez por ideias avessas e desmotivadoras do desenvolvimento. E até quando vamos viver assim sonhando acordado? Não será hora de pensarmos diferente e deixar de lado a insensatez e a politicagem? 


LUIS CARLOS FERREIRA REIS
PRESIDENTE DA ACORDEN
Paulino Neves - MA

Comentários