Paulino Neves: Vereadores discutem implantação de Parque Eólico no município

Cômica a inscrição da empresa no muro do Parque de Vaquejada
Em uma espécie de mini sessão extra no final da sessão ordinária desta sexta feira (16), por unamidade, os oito vereadores presentes se apesentaram contra a forma como a Empresa Bioenergy Energia, supostamente, instalará seus aerogeradores nas dunas da cidade.

A questão é a seguinte: segundo o que foi discutido na Câmara a empresa citada estaria supostamente abandonando o pré-projeto de instalação do parque, que devia ser montado nas áreas adquiridas de algumas associações e em áreas distantes das dunas, aonde, segundo o vereador Amadeu a empresa vem demarcando áreas, como no Morro da Mendanha e Fazenda Modelo (próxima das dunas).

Para a Vereadora Onilde “temos que pensar no bem estar do povo e do meio ambiente de Paulino Neves. E que a empresa siga o Projeto Original para que nenhuma das partes possa ser prejudicada”.
O vereador Amadeu e o Presidente João Reis disseram que a Câmara vai criar uma Comissão com a finalidade de conversar com o Presidente da Bioenergy para discutir o assunto.

O vereador Aldeks chegou a afirmar que os animais que corriqueiramente se vê nas dunas seriam menos danosos que as torres da energia eólica quando disse que “nossos animais são nosso sustento e não se vive só de dinheiro”. Provavelmente em resposta ao que a empresa teria dito numa Audiência Pública realizada na quarta passada, quando disse “há muitos animais na área das dunas e eles deveriam estar presos e não soltos”.


Parece louvável a ação da Câmara Municipal de Paulino Neves ao analisar com cuidado e com olhos críticos do ponto de vista ambiental e não somente financeiro. Pois, a área onde, supostamente, a empresa instalará parte de suas torres, como bem colocado na fala do Vereador Amadeu, é uma área de Preservação Ambiental (Pequenos Lençóis) e “turística (...) área de dunas, de visitação. E se implantarem lá, vamos perder” essa área.” Disse ainda que “é bom que se esclareça: a Câmara não é contra o empreendimento, mas contra a forma como vem sendo apresentado o projeto de instalação” reforçou ele.

Comentários