Garoto de 11 anos já publicou quatro livros, escreve novelas e tem um blog

Ele sonha agora em fazer roteiro para filmes: 'Quero ganhar o Oscar'.
Mãe diz que filho já sofreu bullying por preferir atividades culturais a futebol.

Sílvio TúlioDo G1 GO
7 comentários
Aos 11, Hector Ângelo Melo Briet de Almeida que já publicou 4 livros sonha alto: 'Quero ganhar o Oscar', em Goiânia, Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)Hector com três de seus livros: sonho de carreira cono roteiristas de cinema (Foto: Sílvio Túlio/G1)
O estudante goiano Hector Ângelo Melo Briet de Almeida, de 11 anos, tem no currículo uma produção cultural de deixar muito adulto com inveja. O menino superou o bullying que sofria na escola por não gostar de futebol, e hoje tem quatro livros infantis publicados, escreveu o roteiro de uma novela e está com outro em andamento, compôs uma música, atualiza um blog, desenha e até deu uma palestra para adultos de um curso de formação de lideranças. Mas ele quer mais e sonha com uma carreira de autor de novelas e roteirista de cinema. "Quero ser o primeiro brasileiro a ganhar um Oscar", afirma.
Apesar da pouca idade, os folhetins escritos por ele trazem temas bastante maduros. Em "Celebridade - Um caso de polícia", a personagem principal é uma atriz que sonha acabar com a carreira de uma colega de profissão. Já em "Histórias da Vida", Lara, a personagem principal, é a editora de uma revista de moda que tenta conciliar o trabalho com os vários problemas familiares. Entre eles estão casos de bullying, câncer e a rebeldia de uma filha que insiste em se casar com um criminoso.
"Temos um orgulho muito grande dele. Sabemos o quanto é complicado seguir o caminho da cultura no Brasil, mas vamos apoiá-lo sempre. Ele é um talento nato e todos os dias está com um projeto novo", derrete-se Isadora Soares de Melo, mãe do garoto.
Livros e bullying
A primeira obra de Hector foi criada quando ele ainda tinha 7 anos. Com a ajuda dos pais, que são publicitários, ele lançou "A Girafa que foi ao espaço". A paixão pelos livros veio desde cedo e aumentou bastante de tamanho quando o garoto foi alfabetizado. "Sempre gostei de contar histórias e desenhar. Aí, quando aprendi a ler e escrever, resolver fazer o livro. Fiz da girafa porque é meu animal preferido", conta ele.
Aos 11, Hector Ângelo Melo Briet de Almeida que já publicou 4 livros sonha alto: 'Quero ganhar o Oscar', em Goiânia, Goiás 3 (Foto: Sílvio Túlio/G1)Personagens do livro '4 Stars - Um fenômeno pop' viraram bonecas (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Depois de ilustrar e escrever o primeiro livro, a produção nunca mais parou. Logo em seguida vieram outros dois títulos: "Maricota à procura de sapatos" e Transformação de Joca". Porém, o que o pequeno autor considera com sua obra prima é a sua última publicação. Com "4 Stars - Um Fenômeno Pop", o trabalho de Hector começou a ser reconhecido.
O livro conta a história de quatro adolescentes desde que se conheceram, formaram a banda que dá nome à obra, e por fim, fizeram sucesso. Uma oficina de brinquedos de São Paulo comprou a ideia e desenvolveu quatro bonecas criadas a partir dos desenhos feitos pelo garoto. Após um contrato feito entre a empresa e a família, ficou acordado que elas serão vendidas pela internet no site da loja. Além disso, o livro e as bonecas serão lançados em uma livraria do Rio de Janeiro, no próximo dia 19. Depois, no dia 24, vai a Brasília para participar da abertura da semana literária de uma universidade.
Apesar da facilidade e gosto pela arte, a mãe de Hector diz que o filho já sofreu bullying por conta de seu gosto pelos livros. "Pelo fato de não gostar de futebol, ele era pouco participativo nas aulas de educação física na escola. Isso gerou uma implicância de alguns colegas e até mesmo agressões. Depois de o levarmos a uma psicóloga, ele conseguiu reverter a situação e hoje se dá bem com todo mundo", avalia.
Aos 11, Hector Ângelo Melo Briet de Almeida que já publicou 4 livros sonha alto: 'Quero ganhar o Oscar', em Goiânia, Goiás 4 (Foto: Sílvio Túlio/G1)Desenhos de Hector ficam expostos no
apartamento da família (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Varal de desenhos
Ele mora no Setor Bueno, bairro nobre deGoiânia, junto com os pais, a avó materna e a irmã mais velha, de 16 anos. Para concretizar seu desejo de ingressar na área artística, divide os estudos do 6º ano do ensino fundamental com aulas de teatro duas de vezes na semana. Religioso, o menino também frequenta as aulas de catequese.
Outra paixão de Hector são os desenhos. A avó, Valdisa Moura Soares, diz que o menino passa boa parte do tempo desenhando. Como a produção era em larga escala, várias folhas acabavam amassando ou estragando com o tempo. O garoto então teve a ideia de criar um "varal" para pendurar e conservar todo o material.
"No início, ele queria colocá-lo dentro do quarto. Mas aí vimos que ele não conseguiria nem andar lá e resolvemos instalá-lo no corredor do apartamento. Além disso, quem vem nos visitar também pode acompanhar o trabalho dele", diz Valdisa.

Comentários