Prefeito recebe reclamações em Audiência Pública do Judiciário de Tutóia

Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos, juiz de Tutóia

Audiência Pública do Judiciário de Tutóia no Auditório da Secretaria de Educação aos 09 dias do mês de Maio de 2014.

Como destaque da Comarca de Tutóia o juiz, Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos, falou que “o numero crescente nos processos entre despachos e decisões se deve ao número de advogados que aumentou no município, a agilidade no julgamento de processos e a confiança que a população passou a ter no judiciário”, afirmou ele.

O juiz disse ainda que a arrecadação ainda é pequena e que falta dinheiro para realizar reforma do Fórum e Aquisição de equipamentos por exemplo.

Apresentou um balancete em slides de todas as ações da justiça no triênio 2012, 2013 e 2014  (ainda em andamento).

Na mesma reunião Terças apresentou os membros que passarão a compor o Conselho da Comunidade. Este terá a função de fiscalizar a aplicação de recursos de penas pelo judiciário na comunidade tutoiense, bem como sugerir o acompanhamento e fomento de projetos socioeducacionais e visitas e ressocialização a presos.

O Conselho da Comunidade juntamente ao judiciário irá discutir os projetos e as metodologia de aplicação dos mesmos. No sentido de ajudar crianças, jovens e pessoas especiais com aulas de reforço, ajuda comunitária entre outras.

O próprio judiciário sugeriu os seguintes Projetos Sociais para 2014: escolinha de futebol, capoeira, núcleo de conciliação e visitas as escolas.

Falou ainda do projeto de visita as escolas: Pediu que as escolas agendem previamente com o juiz, em grupo de escolas, reuniões com o judiciário, tendo em vista, o número grande de processos impedem o juiz de visitar individualmente todas as escolas do município.

Uma das frases enfáticas do Juiz foi “não estou aqui pra ouvir somente reclamações, mas propostas de soluções” ao se dirigir às autoridades e representantes dos governos municipais de Tutóia e Paulino Neves em uma mesa composta pelo prefeito de Tutóia, o Delegado Almir Macedo, o Chefe do Departamento de Transito de Tutóia, o Advogado Dr. Maninho de Paulino Neves e Dr. Adelino Fernandes de Tutóia, o Vereador Joao Reis presidente da Câmara de Paulino Neves.

O advogado Adelino sugeriu que o trânsito de Tutóia seja avaliado por um engenheiro de trânsito.
Ao final da Audiência vários dos participantes reivindicaram e criticaram a gestão do prefeito Diringa e este rebateu com muita veemência as palavras do Padre Claudio e do Pastor Portela. O Pastor revidou dizendo que a gestão da educação é ineficiente. E o Padre denunciou que muitas escolas alunos estão sem aulas e falta professores.

O prefeito atribuiu a problemática da educação de Tutóia aos professores e disse que 80% do quadro de professores é de concursados. O Presidente do Sindicato rebateu informado que apenas 50% ou 60% do quadro é de concursados. E que não ele não deveria generalizar atribuindo a culpa somente aos professores e acrescentou que há um grande problema na gestão por parte da Secretaria de Educação do Município.


Ao final o Juiz Terças afirmou que ofícios serão enviados ao Ministério Público pedindo providências sobre calçadas indevidamente usadas por comerciantes, acidentes de trânsito, escolas sem aulas, entre outros assuntos.
Elivaldo Ramos- membro do Conselho da Comunidade

Delegabdo Almir em entrevista a Radio Globo/Igaraçu de Parnaiba












Professoras e representantes de Instituições

Comentários