Justiça Eleitoral realiza trabalho de fechamento de urnas eletrônicas das eleições de 2014 em Paulino Neves e Tutóia

Durante todo o dia de hoje servidores da justiça eleitoral de Tutóia supervisionados pelo Juiz da Comarca Rodrigo Otávio Terças Santos acompanhado do Promotor de Justiça Wescley Pereira Moraes realizam o trabalho de preparação e fechamento das urnas eletrônicas para a votação do próximo dia 05.

De acordo com informações do chefe do Cartório Eleitoral, Marsol Silva, serão 212 urnas distribuídas em 179 locais de votação. Além destas, há uma reserva de contingência de 33 urnas. 

Hoje por volta de meio dia haverá testes com acompanhamento de Fiscais dos Partidos é o que eles chamam de "auditoria das urnas". Na parte da manhã apenas dois fiscais apareceram pra acompanhar o serviço.

O Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos disse que os servidores estão "preparando as urnas para receber os dados dos eleitores, dos candidatos e seções eleitorais de Tutóia e Paulino Neves e depois ficarão lacradas até o dia da eleição" afirmou o juiz.

As urnas dispõe de uma bateria interna de duração de seis e outra externa que dura tempo igual. E, após esse serviço, qualquer alteração delas só poderão ser feitas pelo próprio juiz ou por um funcionário da justiça designado por ele o que segundo ele dificulta qualquer tipo de fraude.

Na preparação das urnas estão cinco servidores da Justiça Eleitoral, quatro técnicos do Tribunal do Estado, além do Juiz e do Promotor.

Em Tutóia e Paulino Neves estão aptos a votar quase 50 mil eleitores e o treinamento de mesários e pessoal que vai trabalhar nessa eleição foi feito em 15 turmas de quatro horas de duração cada durante todo o mês de agosto e setembro deste ano.

A distribuição dessas urnas aos locais de votação ocorrerão no sábado dia 04.

Curiosidade: o Juiz Otávio Terças, nessa eleição, votará em Tutóia. Ele disse que optou por isso pra poder exercer seu papel de cidadão.
Juiz e Promotor supervisionando os trabalhos da equipe da Justiça Eleitoral em Tutóia

Urna pronta para a eleição 

Urna sendo testada

A urna opera com sistema linux o que dificulta a ação de rackers

Todas as urnas eletrônicas contam com uma mídia (tipo pen drive, como mostra a imagem abaixo) onde constarão todas os resultados da votação que será enviada ao TRE - Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, e uma memória interna (foto) reserva no caso de qualquer eventual problema.


Depois de testadas todas elas receberão selos como os mostrados nas imagens com assinaturas do Juiz e do Promotor.






Comentários