Crime ambiental: incêndio criminoso destrói vegetação das margens do rio Bom Gosto

Leitores deste blog enviaram as fotos abaixo (hoje, 29) que evidencia total violência contra um dos principais rios de Tutóia: Rio Bom Gosto. Não bastasse os frequentes desmatamentos da mata ciliar e da retirada de areia de seu leito para comercialização, essa semana criminosos atearam fogo na vegetação ciliar em um trecho das margens desse rio. De acordo com informações o fogo devastou mais de um hectare de mata ciliar. 

O Rio vem sofrendo também com a "limpeza" de fontes quando muitos empresários e até políticos influentes (até o gestor do município construiu dentro do rio) adquiriram terrenos ao longo de suas margens (esquerda e direita). A ação de limpar as fontes para banhos nos finais de semana, nos últimos oito anos, e o desmatamento desenfreado às suas margens tem provocado assoreamento e consequente diminuição no volume de águas desse rio. E dessa vez o fogo é quem está consumindo essa vegetação.

Além desse problema, outro, que talvez venha a se concretizar, e, possivelmente, acelerar o processo de assoreamento é a captação de água através do Sistema da CAEMA (a obra está em andamento e irá captar água do  Rio Bom Gosto para abastecer a zona urbana de Tutóia, algo em torno de 15 mil pessoas. Será se ele suporta?).

Muitas postagens e trabalhos já foram feitos a respeito da destruição ambiental que vem sofrendo o rio Bom Gosto. Denúncias feitas aos órgãos competentes, mas nenhuma providência foi tomada. Fica aqui o apelo do blogueiro e de centenas de moradores que vivem às margens e sobrevivem de condições garantidas pelo rio Bom Gosto - muitos pescadores da comunidade utilizam do seu curso para navegar até o igarapé de Tutóia e daí tirarem o seu sustento e o de sua família, além de outras.

Fica aqui também o apelo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tutóia que tome conhecimento e providências sobre o ocorrido. Bem como acionar o IBAMA e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente sobre tal.

O RIO PEDE BOM GOSTO SOCORRO AUTORIDADES!!!!

Foto: Hellen Souza



Comentários