Confira fotos, vídeos e novas informações sobre tragédia em Parnaíba: Morais Brito mata esposa e empresário Portela e depois comete suicídio


A dificuldade em lidar com a falência e as altas dívidas, em detrimento do crescimento de seus concorrentes são os principais motivos das três mortes ocorridas no final da tarde de segunda-feira (24/11) no Complexo Turístico Porto das Barcas, envolvendo empresários do turismo.
São estas as primeiras informações que chegaram a Polícia Civil. Morais Brito chamou Mateus Portela e seu pai Janílson Veras para uma reunião. Veras não pode ir. O que confirma para a polícia, a possibilidade de crime premeditado.
Morais Brito havia adquirido munições novas para seu revólver calibre 38. Segundo a investigação, testemunhas informaram que Edílson ainda foi até a Casa do Turismo a procura de uma pessoa identificada pelo nome de Felipe para matá-lo, e outro conhecido como Dielson também foi procurado na Clip Turismo.
Após a tragédia, percebeu-se que o perfil de Morais Brito na rede social Facebook não estava mais no ar. Assim, como uma página da sua empresa estava com informações apagadas até o mês de fevereiro. Segundo a polícia, isso também pode ser um indício de crime premeditado. Morais Brito, como era conhecido, era famoso pelos parnaibanos como o desbravador do Delta do Rio Parnaíba, roteiro o qual defendia bastante e dele fazia inúmeros registros fotográficos. Ele foi pioneiro nesse tipo de empreendimento turístico na região. (Com informações: Proparnaiba)

ATUALIZADA ÀS 13:30
Arthur Leal, Delegado de Parnaíba, participou por telefone no Programa Agora e fez considerações sobre a tragédia envolvendo a morte de empresários e a esposa de um deles na tarde desta segunda-feira (24).
“Em primeiro lugar gostaria de dizer que a população parnaibana está de luto. O crime foi muito bárbaro e os envolvidos, Edilson e Mateus são pessoas queridas, bastante conhecidos. Hoje pela manhã alguns funcionários das empresas prestaram depoimento e os policiais que lá estavam. A família agora não pode falar por conta da comoção. Tudo nos leva a crer que se trata de uma rixa comercial. O relacionamento entre eles era bom, mas Edilson vinha passando por uma crise financeira, há informações de que haveria uma dívida financeira entre eles. O crime foi planejado, pois tinha uma elevada carga de munição. Testemunhas afirmam que a esposa dele, Socorro, foi tentar controlar o marido, e por isso foi alvejada. A cidade toda está em luto”, declarou o Delegado Arthur Leal.
Segundo a psicóloga Alcione Garcia, profissional de comportamento humano, acredita que quandoo ser humano guarda fortes sentimentos ruins pode agir de maneira impensada.
“Quando a pessoa guarda muito sentimento ruim, pode com o acúmulo de estresse agir de maneira impensada, saindo do limite. Dependendo da situação que a pessoa vive e até medicamentos, insônia e sentimentos acumulados pela vida inteira pode em algum momento 'estourar'. A ciência afirma que a situação financeira atinge em muito o ego dos homens, as mulheres conseguem apaziguar mais. Mesmo em um surto, ele poderia ter parado para pensar. Eu acredito que após perceber a tragédia que fez, ele teve ideia de que a única saída seria a morte, até mesmo pelo envolvimento de sua esposa na história”, declarou Alcione Garcia.
Segundo ela, o temperamento calmo de algumas pessoas, como no caso de Edilson, que ocasionou a morte de sua esposa e de um empresário, pode influenciar na tomada de decisão.
“Quando a pessoas se expõe e não guarda as coisas para si, desabafa, ela lida melhor com seus sentimentos. Temos que ter autoconhecimento para poder nos controlar, até mesmo exercícios físicos e algumas técnicas ajudam no controle das ações. Como por exemplo, a respiração, um exercício simples, com a respiração profunda para assimilar uma nova emoção e muitas terapias, como a psicoterapia que trabalha o equilíbrio do ser humano com o mundo. Além disso, a espiritualidade e a fé é importante e necessário”, finalizou Alcione Garcia.

Socorro Brito, esposa do empresário Edilson Morais Brito

Confira o vídeo com a reportagem completa:
ATUALIZADA ÀS 12:00
Corpos de empresários e mulher são velados e delegado diz que pode caso pode ser crime passional
Os corpos dos empresário Mateus Portela e Edilson Morais Brito e sua esposa Socorro Brito estão sendo velados na manhã desta terça-feira (25), em diferentes funerárias em Parnaíba. Os corpos foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML), ainda na madrugada de hoje.
A tragédia aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (24), no Porto das Barcas, quando Edilson Morais disparou cinco tiros contra Mateus Portela e acaboua tingindo sua esposa que faleceu na hora. Segundo a polícia, há informações de que Edílson Morais e Janílson Veras tiveram uma discussão anteriormente. Durante o crime, Morais Brito disparou 11 tiros.
O delegado Artur Barros Leal, informou que a vítima Maria do Socorro foi alvejada duas vezes. Os tiros atingiram o peito e pescoço. O delegado disse ainda que não descarta a possibilidade do crime ter sido motivado por paixão, ou seja, crime passional.


Os familiares ainda não definiram o horário para o sepultamento dos corpos.
Tragédia em Parnaíba: Para não ser assassinado, empresário de turismo tentou fugir, mas foi alvejado pelas costas
Durante a briga com o empresário de turismo Edilson Morais Brito, o Rei do Delta,de 53 anos, proprietário da agência de viagens Morais Brito, Mateus Portela, de 27 anos, da agência de viagens Clip Turismo, ainda tentou fugir, mas foi atingido por dois tiros nas costas, que atingiram seu fígado e uma veia no coração, que provocaram sua morte durante cirurgia no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (345 km de Teresina).
A Polícia Militar de Parnaíba apurou que o proprietário da agência de viagens Morais Brito, Edílson Morais Brito, 53 anos, entrou em seu empresa e após uma discussão violenta efetuou disparos com um revólver calibre 38, contra Mateus Portela, que era filho do proprietário da agência Clip Turismo, Janílson Veras.
No primeiro momento briga, Mateus Portela foi atingido com uma bala no braço esquerdo e na mão esquerda, que atingiu os seus dedos, quando ele tentava se defender. Foi quando Mateus Portela tentou fugir e sobreviver, mas foi atingido nas costas com dois tiros, sendo que um dos tiros atingiu o fígado e um outro a veia do coração.
Mateus Portela foi assassinado com cinco tiros. A mulher de Edílson Morais, a empresária Maria do Socorro Morais, de 47 anos, tentou intervir, mas para separar a briga e foi baleada no lado direito do pescoço e no lado direito do tórax. Maria do Socorro morreu no local dentro da agência de turismo. Mateus Portela foi levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA); enquanto Morais Brito se escondeu no banheiro do restaurante Novo Rios e foi localizado por policiais da Força Tática.
Morais Brito estava com a arma na cabeça e apesar de um policial, que era seu amigo, ter insistido para que desistisse, atirou contra sua nuca. Poucos minutos após chegar no HEDA, levado pelo Corpo de Bombeiros, Morais Brito morreu. Mateus Portela teve três paradas cardiorrespiratórias e acabou morrendo, ao não resistir a uma cirurgia por causa de uma veia rompida do coração. Ele seria transferido para um hospital de Teresina.
A delegada Maria de Jesus e o delegado Arthur Leal foram até o local do crime, no Porto das Barcas, nas margens do rio Parnaíba e um ponto turístico da cidade e informaram que os três corpos foram periciados e uma bala foi encontrado no corpo de Mateus Portela. Segundo eles, a primeira linha de investigação da polícia são os dessentimentos dos empresários por conta de seus negócios. Segundo a polícia, há informações de que Edílson Morais e Janílson Veras tiveram uma discussão anteriormente. Durante o crime, Morais Brito disparou dez tiros.
O delegado Artur Barros Leal, informou agora pouco que a vítima Maria do Socorro foi alvejada duas vezes. Os tiros atingiram o peito e pescoço. O delegado disse ainda que não descarta a possibilidade do crime ter sido motivado por paixão, ou seja, crime passional.
















Fotos: Portal Costa Norte e Proparnaíba

Comentários