Empresa se reúne com sociedade civil organizada para discutir projeto social a ser desenvolvido em Tutóia

A Empresa Ambienger Engenharia Ambiental Ltda, se reuniu com alguns Diretores de Escolas, presidentes de Associações,  Sindicatos e Conselhos para apresentação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). 

A Ambienger assinou contrato em 25/09/2014 com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) para a execução das ações sócioambientais do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) componente do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água das cidades de Chapadinha, Pinheiro e Tutóia, no estado do Maranhão.

De acordo com o site da empresa, durante o período contratual serão executadas ações que visam atingir a população mais vulnerável das áreas de abrangência do Projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município de Tutóia, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente, tendo por base uma metodologia participativa onde as ações são pensadas e implementadas com o envolvimento da comunidade.

Segundo a Assistente Social e Coordenadora do PTTS da Ambienger, Virinia Andrade, esse Projeto será desenvolvido em três eixos: 1º Eixo - Mobilização e Organização Comunitária; 2º Eixo - Educação Sanitária e Ambiental; e 3º Eixo - Geração de Trabalho e Renda, a serem trabalhado no Povoado Bom Gosto e nos Bairros Paxicá, Comum e Monte Castelo na cidade de Tutóia.

A empresa está instalada no Bairro Comum na Rua São Paulo (atrás do Cemitério) funcionando todos os dias das 8:00h às 12:00h. A responsável em Tutóia pela Ambienger é a Assistente Social Ana Mirtes, que é executora do PTTS local. Ana Mirtes é auxiliada por duas estagiárias do Serviço Social, Martha  Dias e Juliana Reis e conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social do município para pôr em prática o PTTS.

Participaram da reunião Elivaldo Ramos, Presidente do SINSPUTSAMPAN e CONSELHO DA COMUNIDADE DE TUTÓIA, o Diretor de uma escola do Estado, professor Quincas, blogueiros da cidade, pastores Portela e Gerniel e outros seguimentos sociais.

Virginia disse ainda que esse é apenas o primeiro encontro e que em janeiro de 2015, os engenheiros da empresa e a equipe do PTTS voltará a se reunir e espera contar com um grupo maior de participantes.

Muitos dos presentes reclamaram da demora na execução do projeto que visa o abastecimento público de água em Tutóia, denunciando que há quase vinte anos a população tutoiense vive sem água  por conta do descaso da prefeitura de Tutóia e das empresas responsáveis pela obra. A prefeitura de Tutóia, inclusive está com o primeiro convênio inadimplente e o segundo convênio deveria ter sido concluído pela CAEMA neste fim de ano, mas isso não aconteceu. E o povo e dinheiro público continuam sendo tratados com o descaso de sempre. Entre em ação Ministério Público!!!!

Mais informações 
Encarregado de Obras da empresa IRES Engenharia, contratada pela Caema, Cleomar Sousa e Virginia Andrade da AMBIENGER

Equipe da AMBIENGER, Martha Dias, Juliana Reis, Virginia Andrade e Ana Mirtes

Comentários