Tradicional procissão de São Pedro mobiliza centenas de pescadores e católicos em Tutóia, confira nas imagens

Guardando uma tradição de dezenas de anos a Colônia de Pescadores Z-17 e a Igreja Católica de Tutóia acompanharam centenas de pescadores e fieis em dezenas de embarcações realizando a tradicional procissão marítima em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. 

A procissão saiu do porto (avenida Paulino Neves) às 15: 00h e seguiu pelo igarapé até a praia da Barra onde outras dezenas de fieis e pescadores embarcaram, contornaram a carcaça do navio Aline Ramos e enfileirados em canoas, barcos de pesca, barcaças e lanchas navegaram por entre as ilhas do litoral de Tutóia até a povoação de Porto de Areia. Ali, o Padre Cláudio fez uma oração de bênção aos pescadores que estavam a espera da procissão.

Na comunidade, outras dezenas de fieis tomaram novamente outros barcos e rumaram para o porto de Tutóia onde se encerrou a procissão ao anoitecer, como é a tradição. 

A vista apreciada no caminho das águas é belíssima com centenas de pessoas em vários barcos animando com cânticos biblícos e com muitos fogos (foguetes).

Ao aportarem, os pescadores seguiram em procissão pelas ruas de Tutóia até a Igreja Matriz para a celebração da Santa Missa que é realizada especialmente para lembrar da vida de Pedro, do pescador que além de peixes pescou almas como seguidor de Jesus Cristo.

Na igreja muitas oferendas foram entregues ao pároco para serem abençoadas, como os instrumentos de pesca e os frutos do mar (veja nas imagens).

A organização do evento é feita pela Colônia de Pescadores que tem à frente, atualmente, a Presidente Geyse Oliveira que contou com o apoio de alguns empresários e outros parceiros.

Geyse informou que a Colônia disponibiliza todo o esforço para realizar a procissão, mas lamenta que poucos ajudam a realizar essa festa tão bonita.

Confira as belíssimas imagens























Recepção em Porto de Areia







Chegada ao porto


Missa na Igreja Matriz



Instrumentos de pesca sendo abençoados




Comentários