1ª Conferência na Comunidade Buritizinho traz à tona preocupação com a morte do Rio Barro Duro

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Buritizinho realizou no ultimo dia 19 em sua comunidade a 1ª CONFERÊNCIA RIO BARRO DURO com o TEMA: RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIO BARRO DURO.


O evento contou com a presença de várias autoridades da região de Tutoia como: presidentes de Associações, Sindicatos, de movimentos sociais, professores, técnicos, alunos e pessoas da comunidade.

A 1ª CONFERÊNCIA RIO BARRO DURO iniciou-se com o hino nacional, em seguida houve a formação da mesa de palestras aonde cada convidado expressou um pouco de seus desejos em relação ao tema disposto.



debates iniciais:


Josenilson- Presidente da Associação Local 
Altemir- Secretário da gleba Belágua
Manuelzinho-presidente da Federação das Associações
Pedro- Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Rodrigues- Contador e parceiro do Projeto
Profª Nazaré- Representante do Sindicato dos Servidores Públicos
Chico Canavieira- Advogado
Prof. Paulo Rogério- Sindicato dos Servidores Públicos e da Associação dos Professores de Porto de Areia
Não visíveis na imagem
Nazaré- Delegada do Sindicato dos Servidores Públicos 
Profª. Katia- Presidente da Associação dos Professores de Porto de Areia
Pedro Agripino- Vereador

Fazendo uso da sua palavra, cada membro expôs seus pensamentos e contribuições para com o Projeto de Revitalização do Rio Barro Duro.

Em seguida houve uma apresentação da situação real dos trechos do Rio Barro Duro que se encontram completamente seco em uma área de aproximadamente 5 km de extensão que vai do povoado Buritizinho até o povoado Pequizeiro. A apresentação foi bastante impactante uma vez que foram mostradas vária imagens antigas em comparação com as imagens atuais.

Fazendo uso da palavra na sua apresentação, o presidente da Associação de Buritizinho Josenilson também destacou como foi a luta da nova diretoria em conscientizar vários moradores que tinham cercas que ultrapassavam os terrenos e invadiam o leito do rio e também as dificuldades em legalizar a Associação. Contudo, tudo isso foi vencido e eles vem desempenhando um bom trabalho na comunidade.
Na segunda parte da conferência ouvimos as explanações dos técnicos:
Carlos Alexandre Lago-Biólogo
Maxuel Rodrigues Pinto- Geógrafo/UFMA
Olivan Cunha de Almeida- Técnico em agropecuária/IFMA


O Prof. Carlos Alexandre Lago destacou que as pessoas devem se conscientizar que tudo o que deve ser feito em favor da proteção da biodiversidade já está previsto nas leis municipais destacando o Plano diretor e a Lei Orgânicado município que existem para dar legitimidade à proteção do ambiente natural do município mas não é de conhecimento de todos, não são cobradas pelos legisladores e tampouco pela população.

O Prof. Maxuel Rodrigues Pinto fez uma apresentação de um projeto ambiental ligado à Rede Buriti na comunidade de Bom Gosto que trata da mesma temática, porém, no Rio Bom Gosto.

O Técnico em agropecuária Olivan Cunha de Almeida, destacou as suas visitas, contatos e estudos na área degradada do rio e demonstrou que a sim a possibilidade de recuperação da nascente do Rio Barro Duro desde que se faça um grande projeto de reflorestamento com formação na comunidade, que se tenha um viveiro de mudas nativas e que seja feito um cinturão verde para protege-las das possíveis queimadas. Sendo assim, viu-se que há um longo período de lutas pela frente.

Observou-se pouca participação de outras comunidades afetadas, da comunidade local e algumas conversas desnecessárias para o momento o que é muito natural. 

Em suma, o evento foi extremamente positivo e necessário para a proteção da vida ao longo do Rio Barro.


Imagem da assembleia presente



 Profª Nazaré representante do SINSPUTSAMPAN 
 José Fábio membro da diretoria da Associação do Buritizinho
 Apresentação dos problemas  atuais do Rio Barro Duro pelo Presidente Josenilson

 Sr. Edilsom - Presidente da Gleba Santa Clara

Com informações do blog do Professor Paulo Rogério

Comentários