Comissões para analisar quebra de decoro do vereador Christian Noronha e irregularidades do prefeito de Tutóia são montadas

O legislativo tutoiense começou a fazer um trabalho que há tempos deveria ter iniciado em Tutóia. Após denúncias oferecidas à Câmara e uma sessão ardorosa ter sido realizada no último sábado (reveja aqui) hoje de manhã foram sorteados os vereadores que integrarão duas comissões com a missão de analisar irregularidades do prefeito e afastá-lo do cargo - caso comprove - e quebra de decoro parlamentar. 



Novamente a Polícia Militar-PM, e a Guarda Municipal fizeram uma barreira de segurança na porta da Câmara Municipal. O temor era de que o tumulto generalizado criado no sábado - sessão extraordinária, que mobilizou o Comando Geral da PM de Chapadinha - voltasse nesta segunda (na sessão ordinária).



Muita gente comenta por aí sobre PERSEGUIÇÃO POLÍTICA e outras sandices. Alguns podem até ter ou não razão, tendo em vista que do jeito que a coisa política vem se processando nos últimos dias em Tutóia, onde interesses individuais estão quase às claras, dá mesmo pra duvidar de muita coisa. 

Mas, o que muitos não sabem ou não perceberam ainda é que OS TEMPOS SÃO OUTROS, a administração pública está mais vigiada (Lei da Transparência, Internet, Tribunais publicando suas decisões e estas chegando mais rapidamente ao povão, etc).

Prefeitos, vereadores, políticos é preciso repensar as ações indecorosas e de prováveis ilicitudes cometidas por muitos nos dias atuais. Do meio do povo, na mesma medida que é ferrenho defensor de um lado, tem os que são críticos e conhecedores dos desmandos e indícios de irregularidades ,do outro.

Veja, em resumo, a matéria da sessão de hoje publicada pelo blog do Neto Pimentel:

Em sessão realizada na manhã desta segunda-feira (28), o vereador Líder da oposição Zé Orlando, apresentou um pedido de afastamento do Vereador Christian Ernesto, onde entregou cópia de um áudio, que Christian oferece vantagens para o suplente Raimundo do Sintraf, caso o mesmo aceitasse um acordo para assumir a vaga, onde em troca teria que legislar mediado pelo líder do governo, proposta recusada por Raimundo do Sintraf. A suposta atitude de Christian, foi denominada por Zé Orlando, como um verdadeiro assédio moral.

Galeria atenta as discussões na sessão desta segunda (28)
Vereador Zé Orlando falando sobre o áudio da conversa de Christian com Raimundo Sintraf

O vereador da base governista Paulo Roberto, fez menção, a uma suposta conversa, que vereadores da oposição teriam tido com o vice-prefeito Batista Leonardo (Batista Leonardo é quem assume caso Diringa Baquil seja afastado). Segundo Paulo Roberto, vereadores oposicionistas teriam tentando acordo com o vice, que não teria aceitado, inclusive um dos filhos do vice teria o áudio da conversa. Os vereadores Zé Orlando e Nilson, solicitaram que o presidente requeresse tais áudios mencionados pelo colega de parlamento.

Vereador Paulo Roberto falando sobre suposta tentativa de vereadores oposicionistas (não mencionados)  em tentar acordo com o vice-prefeito Batista Leonardo
A sessão foi suspensa por 10 minutos, na volta dos trabalhos, foi encaminhado para o setor jurídico da casa, a denuncia com os áudios da conversa de Christian e Raimundo Sintraf. Em seguida foram sorteados os membros das comissões que irão averiguar as denuncias recebidas na tumultuada sessão extraordinária do último sábado (26).

Após o sorteio, as comissões ficaram assim constituídas pelos membros titulares:

- Comissão que averiguará as denuncias contra o vereador Christian Noronha por quebra de decoro Parlamentar:

Nilson Santos
Romildo do Hospital
Elias

- Comissão que averiguará as denuncias de irregularidades contra Raimundo Nontato Baquil - Diringa (prefeito de Tutoia) na educação e nos repasses da câmara :

Zé Orlando
Romildo do Hospital
Pedro Agripino

Vereador Antonio Chico mostra aos blogs urna onde foi colocado os nomes dos vereadores que foram sorteados para compor as comissões
Vereador Nilson retirando os nomes listados acima, sobre observação de um representante da base do governo (Alexandre Baquil) e outro da oposição (Zé Orlando)

Os titulares sorteados para compor as comissões, deverão reunir-se para escolher o presidente, relator e membro de cada comissão, para que de fato iniciem os trabalhos, notificando os citados, garantindo os prazos legais de ampla defesa. 

Uma sessão extraordinária foi convocada para próxima quarta feira (30) as 15: horas. 




Comentários