Povoado Cajazeira segue discutindo melhorias para os moradores

Uma importante reunião aconteceu na manhã deste domingo (26) realizada pela Associação de Moradores e Pescadores de Cajazeiras (Tutóia-MA) para discutir a conservação do igarapé e manguezal de onde os pescadores locais retiram se sustento por meio da pesca artesanal e da cata do caranguejo (Cajazeiras, aliás, é o povoado com maior produção de caranguejo em Tutóia).

O presidente da Associação o jovem Denildo Machado propôs para os pescadores a união em torno da conservação ambiental. Em breve eles vão sinalizar áreas de mangue e do porto com placas educativas e apelativas. 

Seu Odair, pescador há vários anos com redes "zangaria" disse que é "muito importante sim a gente se conscientizar que os nossos parceiros dependem de nós para também ter seu sustento e a gente tem de pensar em usar com responsabilidade senão vai faltar" comentou ele.

O vereador Romildo do Hospital também esteve presente e disse que a "comunidade tá tomando o rumo certo. E cabe a cada um de nós políticos ou não ajudar esse povo que depende do pescado e que políticas públicas precisam ser voltadas para essa área esquecida pelo governo de Tutóia" foi enfático.
(de pé) Denildo e Romildo do Hospital

Veja as imagens da reunião.



Raimundo ex presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Tutóia ressaltou a importância da pesca para o município.





A reunião aconteceu no cais do porto construído pela iniciativa da própria comunidade e a carcaça do caranguejo é vendida em sacas como estas que estão sendo embarcadas para um comprador em São Luis-MA. 

O subproduto é utilizado para fazer rações e outros. 

Comentários