Programa de internet banda larga deve beneficiar 91 municípios do interior do Maranhão


O Governo do Estado tem pronto o projeto básico para a implantação do Cinturão Digital, programa que vai levar internet em banda larga ao interior do Maranhão. Quando concluído, o projeto, que envolve investimento privado de R$ 264 milhões, deve beneficiar 91 municípios maranhenses. Na última semana, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, apresentou o projeto ao Conselho Empresarial do Maranhão (CEM).

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em 80,4% dos lares do Maranhão não há acesso à internet e em 79,1% não há computadores. A ação do Governo do Estado visa promover a cidadania digital principalmente em regiões mais carentes desse serviço. Por meio do Cinturão Digital, será levada internet em banda larga para prefeituras e órgãos públicos do interior do estado, além de melhorar a infraestrutura de acesso da população a esse serviço.

“Atualmente, nós estamos na fase da regulamentação da parceria público-privada para que o projeto possa ser implantado, considerando que o aporte financeiro é privado”, explicou o secretário Jhonatan Almada. Durante a reunião, os representantes empresariais dos mais diversos segmentos tiveram informações sobre os termos de cooperação técnica e protocolo de intenção já firmados entre o Governo do Maranhão e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações, o Governo do Ceará e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Na ocasião, também foi mostrada a situação atual da concepção da Infovia Maranhão, que inclui o Cinturão Digital.

Todo o processo de implantação do projeto está sendo coordenado pela Secti, que é responsável pela articulação dos atores estratégicos, elaboração do projeto básico e acompanha e propõe a regulamentação, juntamente, com os setores responsáveis no âmbito do governo.

“Pela relevância e densidade estratégica, a Secti tem se empenhado ao máximo para que esse projeto se materialize no Maranhão. Estamos permanentemente acompanhando o andamento desse projeto e fazendo gestões para que isso tenha celeridade. Estamos também trabalhando no Projeto Ilha Digital, que é a licitação para a implantação de 200 pontos de internet na ilha de São Luís, em feiras, praças e telecentros”, afirmou Jhonatan Almada.

Fonte: cn.radio

Comentários