Veja as 15 homenagens à Chapecoense que comoveram o mundo

Tragédia com o time catarinense foi a que mais vitimou jogadores

30/11/2016 - 09h43min | Atualizada em 30/11/2016 - 19h27min
Onda de solidariedade: as 15 homenagens à Chapecoense que comoveram o mundo  Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
A tragédia com o voo da Chapecoense despertou uma onda de solidariedade ao redor do mundo. Ao longo da terça-feira, incontáveis homenagens foram realizadas nas redes sociais, em estádios, monumentos das principais capitais e por times de futebol. Torcedores, prefeituras e entidades também seguem se mobilizando para manter a mobilização em homenagem às vítimas. 
Confira 15 inciativas que comoveram o mundo:
1. Nacional pede que Chapecoense seja declarada campeã da Sul-Americana
Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana. O sonho que a tragédia impediu antes dos 180 minutos dos dois confrontos finais contra o Atlético Nacional, de Medellín, deve ser consumado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Através do seu site oficial, adireção do clube colombiano informou que vai solicitar à Conmebol que declare a Chape campeã da Copa Sul-Americana 2016. 
2. Torcida do Atlético Nacional adapta cântico tradicional em homenagem a Chapecoense
Mais uma vez o Atlético Nacional mostrou sua consternação, mas desta vez através de sua torcida.Em um vídeo divulgado nas redes sociais, os torcedores do time colombiano adaptaram um cântico tradicional dos estádios em memória ao time catarinense.
3. Monumentos e estádios ao redor do mundo ganham tons de verde em homenagem à Chape
Estádio Wembley, em Londres; Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; Palácio do Planalto, em Brasília, Arena e Beira-Rio, em Porto Alegre... esses e outros monumentos ao redor do mundo ganharam tons de verde em homenagem à Chapecoense.
4. Clubes anunciam medidas solidárias para ajudar o time nos próximos três anos
Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e Coritiba se uniram para prestar solidariedade à equipe da Chapecoense. Os cinco clubes ofereceram ajuda com empréstimo gratuito de atletas. Em nota, eles garantiram que será solicitado à CBF que o time catarinense fique imune ao rebaixamento pelas próximas três temporadas.
5. Times do mundo inteiro se solidarizam após tragédia na Colômbia
Asprincipais equipes do mundo se solidarizaram com a queda do avião que levava o time catarinense para decidir a Copa Sul-Americana. O Real Madrid divulgou um comunicado oficial e em seguida prestou sua homenagem, na forma de um minuto de silêncio antes do treinamento. O jogo entre Liverpool e Leeds, pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, foi antecedido por uma homenagem às vítimas. O Barcelona também realizou o gesto de homenagem durante suas atividades.
6. Atlético-MG sugere cancelamento de partida na última rodada do Brasileirão
Atlético-MG emitiu nota na tarde desta terça-feira sugerindo que a CBF cancele a partida contra o Chapecoense, remarcada para 11 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão. "A prioridade neste momento é amparar os familiares dos envolvidos na tragédia", salienta o comunicado do Atlético-MG.
7. Final da Copa do Brasil é adiada e companhias aéreas vão reembolsar passageiros com passagens para ver Grêmio x Atlético-MG
adiamento da decisão da Copa do Brasil para o próximo dia 7, em virtude da tragédia com a Chapecoense, motivou as companhias aéreas brasileiras a mudarem o seu protocolo com respeito a mudanças e cancelamentos de passagens. Torcedores que viriam a Porto Alegre para o jogo entre Grêmio x Atlético-MG poderão alterar a data ou cancelar suas viagens sem custos, sendo totalmente reembolsados.
8. Inter e Grêmio homenageiam ex-jogadores dos clubes que morreram no acidente da Chapecoense
Em seu site oficial, o Inter publicou uma nota homenageando as cinco pessoas falecidas no acidente aéreo da Chapecoense que passaram pelo clube gaúcho e "marcaram a história da camisa vermelha e branca". Em seu twitter oficial, o Grêmio também prestou homenagem aos jogadores e profissionais que fizeram parte da equipe tricolor. 
9. Força Aérea Brasileira mobiliza quatro aviões para buscar corpos na Colômbia
A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) deslocada em razão da tragédia com a delegação da Chapecoense viajou na tarde desta terça-feira. Ao todo, aFAB disponibilizou quatro aeronaves entre operações para levar familiares e trazer os corpos das vítimas ao Brasil.
10. Cidades decretam luto oficial após tragédia
Nas cidades onde jogadores e comissão técnica nasceram, ou ainda por onda passaram e fizeram história, as prefeituras declararam luto oficial de três dias. Já prefeitura de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, decretou luto oficial de 30 dias. Conforme a administração, as aulas da rede pública estadual nesta terça e eventos de fim de ano estão suspensos.
11. Torcedores dormem nos arredores do estádio da Chapecoense
Cerca de 25 torcedores da Torcida Jovem do time da Chapecoense dormiram nos arredores da Arena Condá, no Oeste de Santa Catarina. Teve gente que levou barraca, mas a maioria deitou em colchonetes ao ar livre, próximo ao muro do estacionamento e do ginásio Ivo Silveira.
12. Chapecoense organizará velório coletivo na Arena Condá
Os familiares das vítimas viajarão ainda nesta terça-feira para São Paulo, onde realizarão a identificação dos corpos. Posteriormente, a ideia dos diretores da Chapecoense é organizar um velório coletivo na Arena Condá.
13. Palmeiras pedirá à CBF para usar camisa da Chape no Brasileirão
Palmeiras pretende enfrentar o Vitória, na última rodada do Brasileirão, adiada para 11 de dezembro, usando o uniforme da Chapecoense. O clube já tem o aval da Crefisa, sua patrocinadora, e também pedirá autorização da Adidas, fornecedora de material esportivo, antes de enviar a solicitação para a CBF.
14. Clubes terão escudo da Chapecoense em uniformes na próxima rodada do Campeonato Argentino
Após o anúncio de que a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol terão um minuto de silêncio em homenagem às vítimas,clubes da Argentina divulgaram que vestirão camisetas com escudos do time catarinensena próxima rodada do campeonato nacional.
15. Medellín fará homenagem à Chape no horário da partida desta quarta-feira
Às 18h45min (21h45min em Brasília) desta quarta-feira, a equipe da Chapecoense entraria em campo para começar a decidir contra o Atlético Nacional, em Medellín, a final da Copa Sul-Americana. A tragédia no Cerro Los Gordos abreviou o sonho. Não haverá partida. No lugar, pontualmente no mesmo horário em que ocorreria o primeiro jogo da final, haverá uma grande homenagem no Estádio Atanásio Girardot. Milhares de pessoas, vestindo branco e carregando velas, devem ir ao local, no que promete ser a maior cerimônia até agora na Colômbia em homenagem às vítimas.

Comentários