Começa a 3ª Semana de Prevenção e Combate ao Superendividamento no MA



O Instituto de Promoção e Defesa ao Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realiza a 3ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, a partir desta quarta (15) até  sábado (18), das 10h às 22h, no Rio Anil Shopping, em São Luís. Além de renegociação de dívidas e orientações ao consumidor, o Viva, também, estará com um guichê oferecendo emissão de documentação básica gratuitamente para pessoas hipossuficientes ou que tiveram seus documentos roubados.

Para ter acesso a gratuidade da 2ª via do RG, é necessário ter inscrição no Cadastro Único de Benefícios do Governo Federal (CadUnico) e apresentar comprovante. A gratuidade, também, estará disponível para jovens hipossuficientes com cartão Bolsa Família e para cidadãos que tiveram o RG furtado/roubado com Boletim de Ocorrência da polícia. Será oferecida, sem qualquer custo, a emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família), inscrições em concursos, entre outros serviços online.

Outra facilidade aos cidadãos que buscam atendimento durante evento é a negociação de débitos junto a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), com exclusão total dos juros da dívida, permanecendo apenas os juros do parcelamento. A negociação poderá ser feita, também, nas unidades do Procon/MA.

Durante todo o mês de março, as unidades do órgão em todas as regiões do Estado promovem a Semana de Combate ao Superendividamento com o intuito de renegociar dívidas, orientar os consumidores a não comprometer o orçamento, além de fornecer emissão de documentação básica, como RG, CPF e certidão de antecedentes criminais.

Em São Luís, o evento acontece entre os dias 15 e 18 de março, quando os consumidores poderão ir até o stand do evento, no Rio Anil Shopping, das 10h às 22h. Além da equipe do órgão, estarão à disposição para renegociar dívidas dos consumidores os parceiros Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Claro, NET, Pitágoras, Itaú, Tim, SKY e Vivo.

O evento, também, acontece nos municípios de São Luís, Açailândia, Barreirinhas, Balsas, Bacabal, Barra do Corda, Cururupu, Caxias, Codó, Coroatá, Chapadinha, Carolina, Estreito, Itapecuru-Mirim, Imperatriz, Pedreiras, Presidente Dutra, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar, São João dos Patos, Santa Luzia, Timon e Viana. Em cada cidade, a ação contará com parceria de instituições financeiras, lojas e estabelecimentos locais que se disponibilizaram para oferecer facilidades de negociação de débitos.

 Com informações da Assessoria

Comentários