Tutóia: Ausência do Poder Público no povoado Santaninha expõe moradores a riscos


Moradores – homens, mulheres e crianças, do povoado Santaninha, distante aproximadamente 78 km de distância da sede de Tutóia, reclamam da lamentável situação por qual passam 21 famílias residentes numa área do povoado.

Segundo eles, no povoado há anos residem inúmeras famílias e são desassistidas de todo tipo de politica pública – escola, estrada, posto de Saúde, abastecimento de água, energia elétrica em boa parte das residências que, aliás, são bem humildes (de pau a pique tecidas com palha de buriti e argila), como mostram as imagens.




Mas, o mais grave atualmente é um caso de saúde pública pois falta abastecimento público de água para 21 famílias. 

A ausência do poder público é talvez o motivo do descaso. Há, portanto, a necessidade urgente da Prefeitura de Tutóia resolver o problema sob pena de crianças em tenra idade contraírem doenças por conta das águas do riacho que ficam comprometidas no período chuvoso, de onde os moradores retiram o bem sem qualquer tratamento, inclusive com alguns casos de crianças que já foram hospitalizadas. 

Cabe destacar, a Prefeitura implantou recentemente um poço, mas não houve a distribuição da água para quem precisa e mais de 200 canos de PVC de várias espessuras que seriam utilizadas para fazer a rede, mas estão amontoados em uma barracão.


Os moradores a prefeitura providencie ou a perfuração de um novo poço para atender as famílias sem água ou o serviço da rede seja feito pela própria prefeitura, pois, conflitos já ocorreram porque alguns moradores negam que se faça a tubulação passando por seus terrenos. 

Um dos moradores já recebeu ameaças de morte por outro morador por conta dessa situação. A rede que precisa ser feita chega a aproximadamente mil e oitocentos metros. 

Outro morador se mudou com toda sua família, abandonando a residência que estavam iniciando por conta das desavenças ocorridas, veja a imagem. 

Esta imagem cedida por um morador

Outras imagens: Paulo Silva


Comentários